Isaias 46.
| 9 | Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. | |
| 10 | Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade. | |
Quando falamos em soberania temos que levar em consideração o termo correto da palavra.
- (2. Soberano, chefe. 3. Proprietário, possuidor, dono absoluto. so.be.ra.no adj. 1. Que está revestido da autoridade suprema. 2. Que governa com absoluto poderio. 3. Dominador, poderoso, influente. 4. Que exerce um poder supremo sem restrição nem neutralização. 5. Diz-se de Deus e da sua suprema autoridade. 6. Excelso, magnífico, notável. S. m. 1. Chefe de poder monárquico. 2. O que tem grande influência ou poder.
Deus tem total controle sobre sua criação. Tudo o que acontece , aconteceu e acontecerá foi determinado por Deus.
O decreto eterno
Não podemos estabelecer o momento em que Deus resolveu decretar todas as coisas, pois Deus é eterno, e tudo estava decretado na sua eternidade. Não podemos imaginar que em certo momento Deus parou para pensar e resolveu criar. isto seria limititar a eternidade de Deus a um momento, nossa mente finita não consegue compreender a eternidade de Deus, pois somos limitados e finitos.
O decreto da criação.
Deus decretou criar todas as coisas, e tudo foi criado por Deus, nada que existe pode ser entendido fora da criação de Deus e fora dos propósitos de Deus, pois pensar assim faria de Deus, um Deus limitado e que não fosse soberano.
A criação era um propósito de Deus, e ele criou e ordenou toda a sua criação da maneira que lhe aprouve, desde a queda do homem até a sua redenção, tudo preordenado por Deus.
Is. 46.10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.
Quando falamos na criação de Deus e seu plano para ela, não podemos pensar que exista alguma coisa acontecendo fora do seu controle ou fora do seu querer, mesmo que seja algo terrível ou abominável Deus tem um propósito para todas as coisas.
Isaías 19:17 E a terra de Judá será um espanto para o Egito; todo aquele a quem isso se anunciar se assombrará, por causa do propósito do SENHOR dos Exércitos, que determinou contra eles.
Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Muitas pessoas falam que adão poderia escolher não pecar no sentido que adão poderia frustrar os planos de Deus e Deus ter que fazer outro plano por causa de adão, só que adão era livre de coação, ele não tinha a natureza pecaminosa que possuímos hoje, podia escolher não pecar, mas adão não era livre do plano de Deus, ele foi preordenado a pecar.
Apocalipse 13:8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
assim como cristo veio cumprir seu propósito, adão também cumpriu o seu.
Rm.5.12 Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
15 Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.
O pecado reinou sobre todos, porém a graça abundou sobre muitos e não sobre todos.
Isto para um arminiano é uma afronta, pois para ele Deus deu chance para todos e serão salvos aqueles que abraçarem esta chance.
Para algumas pessoas que mesmo sem querer praticam o teísmo aberto, Deus preveu quem iria crer, e nesta prévia de Deus existe alguns ainda que podem enganar Deus pois na sua caminhada podem decidir abandonar a fé.
isto faz de Deus um Deus sujeito a vontade do homem, e não o homem sujeito a vontade de Deus.
Dizem que não somos robos criados por Deus, Deus nos deu vontades e nestas vontades temos o direito de escolher. Posso escolher servir a Deus ou não, e quando eu escolho Deus, começo a receber alguns obstaculos para vencer, e na hora que eu cair ou desistir posso abandonar o caminho de Deus.
No entanto Deus como não desiste de ninguém começa a fazer novos planos para que eu volte e não morra e vá para o inferno. Este é o crente marionete que Deus controla para que ele não caia.
Deus não nos fez robos, pois temos livre agencia, ou seja podemos agir de acordo com a vontade de Deus.
nenhum dos planos de Deus podem ser frustrados, nenhum.
Jó 42.2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Isaías 43:13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?
o decreto da salvação
A palavra de Deus diz que o homem estava morto em delitos e pecados(ef.2.1), que o homem estava cego espiritualmente(2Co.2.4), que o homem não podia compreender a palavra de Deus (1C0.2.14) e que era dominado pelo pecado, pelo diabo e pelos proprios pensamentos e estava debaixo da ira de Deus.
Não havia nenhum justo, nenhum sequer. (Rm.3.10) todos pecara e distituídos estavam da glória de Deus (rM.3.23), Deus na sua infinita misericórdia e sabedoria, atravéz do beneplácido de sua vontade, enviou seu filho em semelhença de carne para salvar aqueles que ele no seu decreto eterno havia determinado para a salvação.
Rm.8. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
Rm.3.21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Deus cumpre o seu decreto de salvar o homem em Jesus cristo, ele é a justiça de Deus enviada ao mundo para salvar aqueles que ouvem o chamado.
neste sentido, nem todos que são chamados ouvem ao chamados, mas aqueles que de antemão Deus amou. João diz: nós o amamos, porque ele nos amou primeiro.
Jesus diz: as minhas ovelhas ouvem a minha vós.
por isso muitos são chamados e poucos serão escolhidos.
A salvação é um presente de Deus dado a alguém que não merece e não fez nada e nem pode fazer para merece-lo.
Salvação é graça, e nada que eu faça de bom ou de ruim contribuirá para o bem ou para o mal nesta salvação, pois Deus decretou salvar.
Jesus diz: não foi vós que me escolhestes a mim, mas eu esolhi a vós...
Reconhecer a soberania de Deus, é reconhecer que somos servos de Deus, escravo que não tem nenhum direito e que temos que servi-lo por gratidão e não por obrigação.
Lc. 7.
| 41 | Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. | |
| 42 | E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? | |
| 43 | E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem. | |
o reconhecimento de quanto fomos perdoados, vai nos fazer servir com mais gratidão.
tinhamos uma dívida que não podia ser paga, e fomos perdoados.

Nenhum comentário:
Postar um comentário