quinta-feira, 3 de março de 2011

cultuando Deus além do templo.


lc.21.

5-Falavam alguns a respeito do templo, como estava ornado de belas pedras e de dádivas.


6- Disse Jesus: vedes estas coisa? dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.


7-E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para se cumprir?



Quando o culto pode se tornar algo simplório, ireal, sem sentido, sem a direção correta para com aquele que devemos adorar?


Jesus está no templo com seus discípulos, observando as coisas que se estão fazendo naquele lugar. ele observa as ofertas e vê que uma mulher pobre, consegue dar mais que os ricos que ali estavam. vê as pessoas comentarem sobre o templo dizendo; como esta ornado de belas pedras e de dádivas! Em outras palavras; como esta belo este templo! que coisa maravilhosa! que estupenda beleza! Aquilo certamente enchia o Ego daquelas pessoas, e Jesus estava ali a observar tudo. O templo era considerado um lugar sagrado pelos Judeus, um lugar onde se adorava a Deus. As pessoas vinham de todo mundo, daquela época, para adorarem a Deus no templo. Os Judeus se sentiam privilegiádos, pois ali estava o templo, o lugar da morada do altíssimo.


quando o culto pode se tornar algo simplório,... ???


1- Quando cultuamos a coisa criada em vez do Criador.


Ali estava o povo, pronto para ouvir a palavra , olhando para as colunas do templo ornamentado e admirados com tanta beleza. Jesus olha para aquilo tudo e diz: vedes estas coisas? Jesus estava falando dos ornamentos, dos enfeites do templo e do próprio templo. A adoração daquele povo, não passava de mera tradição, vinham ao templo e ficavam admirados com o templo e cultuavam o templo em vez daquele que disse que habitaria no templo. O templo era a idolatria judáica. O orgulho daquele povo, o templo, havia afastado eles daquele que habitava no templo.


quando o culto pode se tornar algo simplório...???


2- Quando a beleza do que fizemos nos deixa cegos para com Deus.


O valor dado ao templo era tão grande, que era inconcebível a ideia de que Deus pudesse estar aqui na terra sem a presença do templo.


Jesus depois de fazer a perguntas "vedes estas coisas?" Diz: Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. Jesus esta dizendo que o templo seria destruído. Isto para um Judeu seria o fim do mundo, e então os discípulos lhe fazem uma pergunta, que arremetem este acontecimento para a parousia. É visível a ligação que eles fazem com dia do juízo. Eles perguntam: Mestre quando sucederá isto? E que sinais haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir?


Jesus responde apontando para o fim, e fala sobre as coisas que vão acontecer, porém ele deixa claro, que era necessário que aconteçam estas coisas primeiro, mas ainda não era o fim.


valorizar as coisas acima daquele que é o dono destas coisas, pode nos fazer prestar um culto sem sentido, sem valor e sem significado.


O templo foi derribado, mas outro foi erguido em seu lugar e este o templo do Espírito santo de Deus. Devemos cuidar sim do templo, mas não podemos fazer do templo, algo que deixe Deus em segundo lugar.



soli deo glória.




Nenhum comentário: